quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Sony considera dar de graça kits de produção para PSP

Olá amigos do BLOG World of Games Brasil a notícia de hoje pode ser muito boa para quem está pensando em comprar um PSP pois a SONY está considerando em dar de graça kits de produção.

Geralmente as produtoras como SONY, Nintendo e Microsft precisam arcar com a aquisição de um kit de desenvolvimento completo caso queiram desenvolver material para os atuais consoles e portáteis. Mas parece que a Sony pretende dar um passo um pouco diferente em relação a esta atual realidade.

Segundo uma informação divulgada pelo executivo Zeno Colaco, chefe da área de relação com desenvolvedores da empresa, a Sony está considerando a possibilidade de distribuir gratuitamente kits de desenvolvimento para o PSP.

O assunto surgiu durante entrevista na qual Colaco falava justamente do novo projeto da empresa de oferecer jogos mais simples para o portátil, algo parecido com o que acontece hoje com o Apple iPhone, em que jogos com custo de produção menor são vendidos por preços variados por meio da App Store.

Colaco afirma que abrir a plataforma seria válido no esforço de reunir uma grande quantidade de desenvolvedores em torno do portátil e sua nova linha de jogos vendidos por download.

Por outro lado, Colaco aponta para a possibilidade da ação acabar se mostrando prejudicial, fazendo com que uma verdadeira enxurrada de título com qualidade duvidosa acabem lotando as prateleiras virtuais do PSP. O executivo afirma que neste momento a Sony está estudando qual a melhor maneira de oferecer uma plataforma de desenvolvimento mais acessível para as produtoras que contam com menos recursos, seja através de planos gratuitos ou pagos.

"Neste momento nós estamos à procura de um bom portfólio de jogos. Diferente da App Store, nós estamos procurando dar suporte a todos os desenvolvedores, em vez de deixá-los à própria sorte; nós não estamos imediatamente interessados em oferecer acesso livre", comenta o executivo durante a entrevista. "Existem perigos em tornar o acesso totalmente aberto; com seis milhões de aplicações onde somente 30 são descobertas pelo consumidor", esclareceu.

"Alguns desenvolvedores que estão trabalhando na App Store e também no PSP Minis - novo sistema de distribuição digital para jogos mais simples - afirmaram que preferem trabalhar com nosso modelo de negócio já que eles ganham mais visibilidade", conclui o executivo.

O novo sistema de distribuição no portátil, o PSP Minis, será inaugurado com aproximadamente 15 títulos no próximo dia 1 de outubro. A expectativa é de que a loja virtual agregue pelo menos 50 opções diferentes até o fim do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário